Mato Grosso
Botelho lidera nas pesquisas para estadual e deve receber expressiva votação
Compartilhe:
Buscando a reeleição, o deputado estadual Eduardo Botelho (DEM) vem liderando as pesquisas na Grande Cuiabá, sua principal base eleitoral. Conforme o instituto MT Dados, em amostragem realizada somente em Cuiabá com 800 eleitores, Botelho tem 3% das intenções de voto. O segundo colocado é o deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB) com 2,50%. O ex-vereador Lúdio Cabral (PT) aparece na terceira posição com 2,25%.
A pesquisa foi divulgada pelo site Folha Max e ouviu 374 homens e 426 mulheres pela modalidade survey, entre os dias 17 e 19 de setembro. Vinte por cento dos questionários foram rechecados. A margem de erro é de 3% para mais ou menos com intervalo de confiança de 95%. Está registrada no Tribunal Regional Eleitoral com número MT-00593/2018.
O mesmo instituto também realizou pesquisa em Várzea Grande, onde Botelho tem 5,66% das intenções de voto espontâneo. O segundo colocado é o ex-secretário e ex-vereador Kalil Baracat (MDB) com 4,69%, seguido pelo apresentador de televisão Jajah Neves (SD) com 3,24%. O deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB) está na quarta colocação ao alcançar 1,62%.
Nessa amostragem, o MT Dados entrevistou 600 eleitores entre os dias 18 e 19 de setembro. A margem de erro é de 4% para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%. Ela está registrada no TRE sob o número MT-09559/201.
Nas pesquisas a nível estadual, Botelho aparece sempre entre os três primeiros colocados, como demonstrado pelos institutos Mark e Voice Pesquisas. Na Mark, realizada ente 14 e 17 de setembro, Janaina Riva (MDB) tem 2,7% das intenções de voto, seguida de Wagner Ramos (PSD), com o mesmo número de intenções de voto. Em terceiro está o atual presidente do parlamento, Eduardo Botelho (DEM), que aparece com 2,4%. O suplente de deputado federal Xuxu Dalmolin (PSC) também está na ponta do ranking, com 2%.
A pesquisa Mark de intenção de votos ouviu 1064 mato-grossenses entre 14 e 17 de setembro, sob metodologia quantitativa e técnica survey de opinião. A pesquisa está registrada na justiça eleitoral sob protocolo MT-00576/2018. A margem de erro é 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos. Os resultados das tabelas foram arredondados pelo programa para totalizarem 100%.
Já na Voice, que ouviu 812 eleitores em 30 municípios de todas as regiões do Estado, entre os últimos dias 08 e 12 de agosto, em levantamento contratado pelo próprio instituto e está registrado no TRE-MT sob o nº MT – 07730/2018 e com margem de erro de 3,5%, para mais ou para menos, e o intervalo de confiança de 95%, O deputado Eduardo Botelho (DEM) e o vereador por Cuiabá Toninho de Souza (PSD) lideram a corrida por uma vaga na Assembleia Legislativa, com ambos possuindo 0,62% dos votos. Eles são seguidos pela deputada Janaina Riva, por Tampinha, Alan Kardec, Kalil Baracat, Max Russi, Túlio Fontes e Baiano Filho, que desistiu da disputa. Todos têm 0,49%.
O resultado reflete o trabalho parlamentar de Botelho, que ressalta que o compromisso com o cidadão no campo e na cidade tem sido a marca na atuação parlamentar. “Neste primeiro mandato, apresentamos 543 indicações ao Governo do Estado, beneficiando mais de 70 municípios. São obras e melhorias na infraestrutura urbana e rural, construção e reforma de escolas, melhorias em hospitais e outras unidades de saúde, equipamentos para a agricultura familiar, regularização fundiária, pavimentação de estradas, construção de pontes, reforço na segurança pública, enfim, as principais necessidades de todas as regiões. Sabemos que é possível fazer mais, e esse é o meu compromisso”, frisa Botelho.
Conciliador, Eduardo Botelho tem se destacado por ser a “ponte” entre a população e o Governo do Estado, buscando solução para o problema da saúde, que se tornou o principal gargalo da gestão estadual, e um “gerenciador de crises”, principalmente na relação dos servidores estaduais com o governo e também os demais Poderes, que ainda cobram repasses de Duodécimos atrasados, que não foram judicializados exatamente pela ação conciliadora do deputado.
“Como presidente da Assembleia, enfrentamos uma dura batalha para amparar os hospitais filantrópicos e garantir recursos para construção de UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e reforma do Pronto Socorro de Várzea Grande, Clínica da Mulher na Santa Casa de Cuiabá, entre outras ações que desenvolvemos. Sei que é pouco, mas o nosso compromisso é para fazermos muito mais”, se compromete o deputado.
A transparência à frente da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa é outro ponto que demonstra a seriedade de Botelho e que faz com que tenha credibilidade junto ao eleitorado, que está cansado dos políticos que trabalham apenas em benefício próprio. Desde que assumiu a Presidência da Casa, Eduardo Botelho tem deixado claro que as portas do Legislativo estadual estão sempre abertas, principalmente para os órgãos fiscalizadores.
“Aqui é transparência total. Pode vir até sem mandato que está liberado. O nosso interesse é o mesmo do MPE, do TCE e de todos os órgãos fiscalizadores, ou seja, resguardar o bem público. Aqui é a casa do povo”, disparou em recente entrevista.
Aliás, transparência tem sido a palavra de ordem desde que Eduardo Botelho assumiu a presidência da Casa. “Quando entramos tomamos algumas medidas, e a primeira foi fazer a transparência da Assembleia, porque quando está tudo transparente fica tudo mais difícil de se fazer coisa errada, pois está todo mundo fiscalizando. Quando os contratos ficam escondidos, os pagamentos ficam escondidos, isso evidentemente facilita a corrupção, e nós na Assembleia criamos um sistema de transparência”, tem sempre frisado o deputado.